OLÁ AMIGOS ESTAMOS DE VOLTA

É BOM ESTAR DE VOLTA COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS, ... Quando foi criado o JunaNews, no 1o. exemplar em edição impressa, disse que com emoção fazia minha estréia. Falei da paciência, persistência e fé que sempre tive por 12 ou mais anos até aguardar nascer o filho dessa casa que montei com amor, porque esse é um filho que fala a voz de todos os outros filhos de fé; dos, que no chão deste "terreiro" batem suas cabeças e de tantos que possam vir nele pisar; "filho" que transmitirá as mensagens dos inúmeros espiritos de luz e de quantos aqui quiserem chegar, basta querer e terá o seu espaço. Ensinamentos e doutrinas para áqueles que são sedentos de aprendizado, não vão faltar. O conhecimento é direito de todos e isso ajuda a Umbanda crescer. Hoje o Juna News virou blog na internet, e poderá falar para e em nome de tanta gente de tantos outros lugares no mundo que sei lá, o futuro a DEUS - ZAMBI pertence. Então mais uma vez venho deixar o meu muito obrigado àqueles que se interessaram em ajudar agora a saírmos do papel, porque tudo evolui não é assim mesmo... Estou satisfeita em confirmar que sonhos não envelhecem. (ligue o som e aproveite nosso blog e compartilhe experiências. MÃE LÊ. - junho-10.

(aperte o play) Clube da Esquina - Milton Nascimento

">

Mestre Marne com OGUM MAREMAR

DICAS DA BRUXA -FESTA DE HALLOWEEN \CRISTAIS \VOCABULARIO ESPÍRITA DE A a Z (hoje letra A) \ O Poder da LUA

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações).


História
Um cartão comemorativo do Halloween.A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão(samhain significa literalmente "fim do verão").

A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:


Origem Pagã


A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davamo ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem Católica


Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Etimologia


Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening → Hallowe'en → Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.

A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.

Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.

Atualmente


Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces", muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubônica dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.

Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar. Possivelmente, a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, "doce ou travessura"), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500 1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados.Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot ("Conspiração da pólvora"), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo lhes: trick or treat(doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses.Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa

Novos elementos do Halloween


A celebração do 31 de Outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos, e em alguns casos assume o caráter de celebração ocultista. Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma idéia errônea da realidade. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.

Nota


A lanterna vegetal chamada de "jack o'lantern" em inglês, em português chama-se coca em Portugal e Abóbora do Dia das Bruxas no Brasil e é uma tradição ancestral.


Coca: papão; abóbora vazia (ou panela) com buracos representativos dos olhos e da boca com uma luz dentro, para meter medo, à noite; feiticeira.


CRISTAIS


Os Pagãos sempre acreditaram que as pedras são as guardiães da sabedoria ancestral do início dos tempos. A Tradição Antiga sustenta a teoria do poder da imanência. Sendo assim, tudo o que é energia é vida e podemos afirmar que os cristais são vida.

Os cristais funcionam como condutores e amplificadores de energia e por isso funcionam como um elo de ligação entre as energias de nossos corpos : físico, etéreo, mental, emocional, astral, causal e corpo de luz. Por isso podem auxiliar nos processos de cura, energizações, meditações, rituais, além de estimularem sonhos proféticos e importantes revelações sobre nossas encarnações anteriores.

Quando dirigimos um pensamento à um cristal, estamos transformando-o em um objeto capaz de atrair boas energias e barrar as energias contrárias.

ENERGIZAÇÃO E CONSAGRAÇÃO DOS CRISTAIS :

Podemos consagrar e energizar um cristal com o poder de cura dos Deuses, e para isto temos o Ritual de Consagração do Cristal descrito a seguir. Adquira um cristal, duas velas brancas para o Altar, uma tigela com água fresca (de chuva), um prato de areia, terra ou sal, um incensório contendo incensos de Olíbano, Mirra, Noz Moscada, Patchuli, Rosa, Açafrão ou Sândalo. Realize este ritual numa noite de Lua cheia para limpar o cristal das influências negativas e carregá-lo somente com o poder de cura dos Deuses. Prepare seu Altar, colocando uma vela em cada lado e acenda-as. Disponha a tigela de água, o prato de terra, o incensório ao centro e acenda o incenso. Agora pegue o Cristal com sua mão direita e passe-o pela fumaça do incenso escolhido enquanto diz:

“Pelo poder da Deusa e pelo e místico elemento Ar eu consagro e dedico este Cristal como instrumento mágico de cura.”

Coloque delicadamente o cristal no prato de areia, terra ou sal e diga:

“Pelo poder do Deus Cornífero e pelo antigo e místico elemento Terra eu consagro e dedico este Cristal como instrumento mágico de cura.”

Atire algumas gotas de água sobre o Cristal e diga:

“Pelo poder do Universo e pelo antigo e místico elemento Água eu consagro e dedico este Cristal como instrumento mágico de cura.”
Mova o Cristal de leste para oeste num círculo em torno da chama de cada vela, enquanto diz:

“Pelo poder do amor e pelo antigo e místico elemento Fogo eu consagro e dedico este Cristal como instrumento mágico de cura. Que este Cristal de poder trabalhe pelo meu bem e pelo bem de todos. Assim seja. “

Após ter realizado este ritual, coloque o Cristal entre as palmas das suas mãos para que se harmonize com sua aura e consciência Espiritual. Respire gentilmente sobre ele enquanto lhe dirige seus pensamentos e intenções. O Cristal imantado então responderá à energia da sua vontade.

Para energizar os cristais, devemos colocá-los , na terra por 24h, no sol e na lua por 48h (24hs em cada), na água por mais 24h e depois acender um incenso e passá-los pela fumaça. Todo este processo só é necessário ser feito pela primeira vez após a compra, para que as energias do local onde eles estavam sejam eliminadas, restando somente as suas energias, para a limpeza, pois após algum tempo eles ficam cheios de energia, basta colocá-los em uma vasilha com água e sal grosso de um dia para o outro.


RELAÇÃO DAS PEDRAS COM OS SIGNOS DO ZODÍACO

ÁRIES: rubi, jaspe, hematita, granada, rubelita, zircão
TOURO: quartzo verde, aventurina, turmalina verde, esmeralda, mármore
GÊMEOS: citrino, Berilo ouro, ágata, cornalina, sardônix,
CÂNCER: pedra da lua, quartzo branco, pérola, madrepérola, calcedônia
LEÃO: topázio amarelo, pirita, olho de tigre, zircão amarelo, âmbar, fenacita, fluorita amarela, olho de gato, peridoto
VIRGEM: ágata musgosa, ágata marrom, apatita, cornalina, sardônica,
LIBRA: água marinha, quartzo rosa, crisopráso, crisocola, rodocrozita, rodonita, esfênio verde, peridoto, malaquita
ESCORPIÃO: granada, quartzo fumê, jaspe sanguíneo,
SAGITÁRIO: turquesa, topázio azul, kunzita púrpura, sodalita, quartzo azul, lápis-lazúli,
CAPRICÓRNIO: ônix, obsidiana, turmalina negra, madeira petrificada, alexandrita
AQUÁRIO: safira, aventurina calcedônia, opala, quartzo branco
PEIXES: ametista, água-marinha, quartzo branco, coral,


PROPRIEDADES DOS CRISTAIS

ABALONE (concha orgânica) Ajuda a desenvolver a intuição e clarividência
ÁGATA (cristal) Ilumina a mente, dá coragem e ajudam a obter equilíbrio.
ÁGATA DE FOGO (cristal) Traz poder, dinheiro, força, brilho e sedução. Está relacionada ao signo de Áries.
ÁGUA MARINHA (cristal) Influencia a coragem, equilibra o chacka plexo solar se usada próxima ao coração e equilibra as emoções. Relaciona-se ao signo de Peixes.
ALEXANDRITA (cristal) Protege o sistema nervoso, se usada consigo, permite descobrir mentiras.
AMAZONITA (cristal) Facilita a obtenção de sucesso , fortalece o coração, estimula sorte em jogos de azar, traz sucesso e poder nos negócios.
ÂMBAR (cristal - seiva de fóssil) Alívio de dores de cabeça, estabilizador geral e também é utilizado para proteção contra energias negativas, quando utilizado no umbigo, não permite nem a entrada e nem a saída de energias no corpo.
AMETISTA (cristal) Rege o signo de Peixes, responsável pela transmutação de energia, atua contra insônia. Afasta dinheiro, por ser uma pedra zen. Não traz problemas se utilizada junto a uma pirita (pedra do dinheiro).
APATITA AZUL (cristal) Estimula a clarividência.
AZURITA (cristal) Estimula a criatividade, o lado artístico, motiva o raciocínio. Não deve ser colocada na água, pois ela derrete
BRONZITA (cristal) Estimula exercícios físicos, favorecendo o centro motor.
CALCITA AMARELA (cristal) Incentiva a inteligência, ajuda na projeção astral.
CALCITA BRANCA (cristal) Relaciona-se ao lado espiritual
CALCITA CINZA (cristal) Traz serenidade e paz.
CALCITA MEL (cristal) Atua no lado intelectual.
CALCITA VERDE (cristal) Ajuda na cura mental, trazendo equilíbrio.
CALCITA VERMELHA (cristal) Traz maior aceitação da vida, estimulado o lado sentimental.
CITRINO (cristal) Para quem não gosta de receber críticas. Ajuda também a juntar dinheiro. Na 1ª Lua Crescente do mês, pegar uma taça com água cristalina, colocar 1 pirita, 1 citrino e 1 moeda de R$ 1,00, deixar no lugar mais alto da casa.
CORAL (cristal – gema orgânica) Estimula as vendas, protege contra o mau-olhado.
CRISOPRÁSIO (cristal) Utilizada para atrair dinheiro, estimula a sexualidade.
CRISTAL DE QUARTZO (cristal) Ideal para cura e harmonia do ambiente. É o cristal da sabedoria, do misticismo e da clarividência
CRISTAL RUDILATO (cristal) Conta a lenda que um gnomo desajeitado, estava apaixonado por uma fada da floresta, por sua vez esta fada não ligava para o coitado, que vivia um amor impossível. Um belo dia a fada cortou seus cabelos na beira do rio e o gnomo para ter uma lembrança dela, petrificou seus fios de cabelo, ela vendo tamanho amor, se apaixonou pelo gnomo. Este cristal é utilizado para realizar coisas impossíveis, devendo apenas mentalizar seu desejo nele.
DIAMANTE (cristal) Fortalece as funções cerebrais, quebra os bloqueios do chakra coronário
ESMERALDA (cristal) Utilizada para atrair riqueza, e também possui um enorme efeito curativo.
ENXOFRE (cristal – vulcânico) Utilizado para tratamento de doenças respiratórias.
FELDSPATO (cristal) Traz sucesso no amor.
FLUORITA AMARELA (cristal) Para trazer sabedoria, conhecimento e inteligência.
FLUORITA AZUL (cristal) Equilibra as emoções.
FLUORITA BRANCA (cristal) Ajuda a limpar o espírito.
FLUORITA PÚRPURA (cristal) Aumenta o equilíbrio espiritual.
GRANITO (cristal) Ajuda-nos a encontrar o caminho espiritual, para nossa evolução.
HEMATITA (cristal) Fortalece a auto confiança, utilizada também para curar dor de estômago (colocar 3 pedras em 1 litro de água por 7 dias, depois tomar a água). Afasta futuros pretendentes no amor.
JADE (cristal) Canaliza a paixão, traz paz, harmonia e saúde, estimula a concentração e o desenvolvimento psíquico
JASPE (cristal) Propriedades curativas.
LÁPIS LAZÚLI (cristal) Tem propriedades de cura, purificação e rejuvenescimento. Era usada pelos egípcios na mumificação.
LABRADORITA (cristal) Ajuda na clarividência.
OBSIDIANA (cristal) Para incentivar a realização do que se quer.
ÔNIX (cristal) Afasta inveja, mal –olhado, energias negativas. Seu uso é ideal para pessoas dispersas. Rege o signo de Capricórnio.
OPALA (cristal) Promove sentimentos de amizade. Contém água, fogo e éter. Utilizada também para viagem astral (Chakra frontal)
PEDRA DA LUA (cristal) Ajuda no desenvolvimento da intuição. Absorve a energia da lua.
PEDRA DO SOL (cristal) Mantém o sucesso em todos os sentidos. Rege o signo de Leão. Existem dois tipos desta pedra a indiana e a brasileira.
PIRITA (cristal) Pedra que atrai dinheiro e riqueza. Útil no tratamento de problemas respiratórios.
QUARTZO AZUL (cristal) Desenvolve a paciência e tolerância.
QUARTZO ROSA (cristal) É a pedra do amor, ajuda a aumentar a auto-estima, e nunca deve ser presenteada à pessoa amada, pois ela manda o amor embora. Deve ser mantida com a pessoa que já tem um grande amor e não quer perdê-lo.
QUARTZO VERDE (cristal) Utilizado para saúde, na água para beber ou no banho.
RODOCROSITA (cristal) Para estimular o amor em outra pessoa, para sedução, presentear, ou para uso pessoal, pedra para enfeitiçar outra pessoa, presentear esta pedra purificada, para conquistar seu amor.
RUBI (cristal) Fortalece o coração, auxilia na concentração, estimula força de vontade, iniciativa, impulso, ação. Rege o signo de Áries.
SAFIRA (cristal) Para quem quer manter amizades fiéis, utilizar junto a si, estimula meditação profunda.
TURMALINA AZUL (cristal) Permite ter um sono tranqüilo.
TURMALINA NEGRA (cristal) Repele a energia negativa e a inveja. Segundo os chineses é a pedra da longevidade.
TURMALINA MELANCIA (cristal) Equilibra o físico e o emocional.
TURMALINA ROSA (cristal) Sua presença gera alegria e entusiasmo.
TURMALINA VERDE (cristal) Purifica e fortalece o sistema nervoso.
TURQUESA (cristal) Absorve sentimentos negativos. Rege o signo de Aquário.

BOLAS DE CRISTAL

Contemplar cristais tem melhor resultado no escuro da lua, e a bola de cristal ou espelho mágico são definitivamente ferramentas da sabedoria antiga. Se você deseja fazer um espelho mágico, você precisa de:

Uma lente já cortada, pedaços de vidro, tinta preta e uma caixa para emoldurar o espelho. Pinte o lado convexo do vidro com duas camadas de esmalte preto e fixe na moldura da caixa. Um pedaço de madeira arredondado para fixar no espelho e cola para uni-lo . Para consagrar uma bola de cristal (amostra de pedra) ou espelho mágico, você vai precisar: sal, água, incensório (para o incenso) Purifique o espelho com água de sal, e carregue a fumaça da madeira queimando, dizendo:

"Abençoado seja tu,, foco do poder. Eu devo ver aquilo que esta dentro de você, molda-me no caminho da Deusa e traz me para sua Sabedoria. Assim eu desejo, assim seja."

Este deve ser um ritual solitário. Mantenha a sua amostra de pedra ou espelho no seu altar, mas cubra-os quando não estiverem em uso com um pedaço de seda.

PARA USAR O CRISTAL/ESPELHO

Diminua as luzes. Projete o círculo. Tenha alguém ao seu lado para escrever o que você diz. Não deixe a luz refletir diretamente sobre a pedra ou espelho, mas tenha luz suficiente no ambiente para que você possa ver alguma coisa. Olhe fixamente para um ponto da pedra ou do espelho, mas deixe sua atenção cobrir toda a area da pedra/espelho. Você deve ver coisas acontecendo no seu ponto fixo. Então, não tente deslocar sua visão, mas mantenha seus olhos colados no ponto fixo. Não tente mudar sua atenção. É necessário tempo e paciência. Não tente interpretar enquanto está visualizando. Se alguma coisa não fizer sentido, deixe estar. Descreva suas visões em voz alta, para que a pessoa possa escreve-las: você não deve lembrar a maior parte delas, desde que você colocou sua consciência em transe. Se estiver só, use um gravador. Quando estas visões parecerem confusas, volte ao estado normal,relaxe e acenda a luz.

ERVAS

A utilização de ervas é contemporânea ao início da humanidade, o homem primitivo buscava na natureza, guiado pelo instinto ou intuição, as plantas para aliviar a dor e curar o próprio mal. Cercada apenas de natureza as ervas deixam o campo e florestas e entregam suas qualidades e mistérios na forma de óleos essenciais, ervas frescas ou secas, extratos e tinturas. Os óleos essenciais são extraídos de ervas aromáticas, satisfazem as necessidades da mente, do corpo e do espírito, podendo atuar nas áreas da sexualidade, criatividade, bem como todas as funções do corpo, estimulando ou acalmando esses setores, de acordo com as necessidades de cada ser. O sentido do olfato abastece o pensamento com uma informação e este faz o corpo ter uma reação dos sentidos ou física.

Chás: O modo mais tradicional de se preparar um chá é através da infusão, jogando-se água fervente geralmente sobre folhas e flores, deixando tampado por 5 minutos antes de beber. A quantidade de erva varia segundo a espécie, normalmente de 5g para cada 100 ml de água. Quando a parte a ser utilizada da planta for raiz ou casca deve-se utilizar o método da decocção que consiste em colocar a erva em água fria e aquecê-la até a ebulição num recipiente fechado, fervendo por alguns minutos.

Compressas: Podem ser feitas quentes ou frias. São excelentes para combater dores localizadas, proporcionar relaxamento, inchaços ou inflamações. Podem ser feitas com ervas, óleos essenciais diluídos adequadamente ou combinados, neste caso em lugar da água utiliza-se a infusão da erva.

Travesseiros: Recheados com uma espécie de erva ou uma combinação destas, atua durante o sono de forma sutil aliviando tensões, melhorando a respiração e proporcionado um relaxamento. Deve ser feito de tecido de origem natural com as cores adequadas para cada necessidade.

Sachês e Aromatizadores: Colocar um sachê junto às roupas ajuda a manter seu equilíbrio energético e de suas roupas. A escolha das ervas ou óleos essenciais depende do gosto e do tipo de resultado esperado, além de deixar um cheiro bom e refrescante. Os aromatizadores proporcionam o mesmo efeito só que atuam no ambiente.

Infusão: Utiliza-se de 20 a 30g de ervas colocadas em 1 litro de água fervente. Deve-se deixar esfriar até a temperatura do corpo, tampada.

Imersão: Banhos onde a pessoa fica com o corpo submerso parcial ( assento ) ou totalmente. Coloca-se de 30 a 40g de erva em 1 litro de água fervente, tampar por 5 minutos.

Escalda-pés: Em uma bacia, colocar água fervente com as ervas ou óleo essencial. Colocar os pés o mais próximo possível da água quente e a medida que agüentar a temperatura submergir os pés. Retirar os pés da água antes que amorne. Secá-los bem.

Óleo essencial: Substância volátil, constituinte natural presente nas plantas aromáticas. Deve ser dissolvido em óleos vegetais leves (gérmen de trigo, semente de uva, gergelim, etc.) ou em mel natural, antes de ser colocado no banho.

Aromatizadores: Recipiente de barro ou cerâmica constituído de duas partes. A superior destinada a colocação da água e óleo essencial e uma base para colocação da vela. O calor da chama evapora o óleo essencial que se distribui no ambiente proporcionando os efeitos desejados das propriedades do óleo escolhido.
VOCABULÁRIO ESPÍRITA:

- A -

Absíntio - Também chamado de "astro intruso".Planeta que cruza a rota do sistema solar a cada 6.666 anos.Tendo sua próxima passagem programada pelos mentores espirituais para o final do século atual.Acarretando,então,grandes desastres naturais, desregramento moral e conseqüente desencarne de um terço da população mundial, sendo dirigidas essas almas para esse astro, em caráter punitivo. O astro possui uma força magnética inferior, 3.200 vezes maior e massa um pouco maior que a da Terra, se tornando assim um gigantesco imã.Acontecimentos estes já previstos por grande números de profetas como, João Evangelista, no livro bíblico "Apocalipse" e Michel de Nostradamus nas suas "Centúrias". (Ver "Tempos chegados")



Acaso [do latim: a= privativo + casu] - 1. Acontecimento imprevisível quanto às causas que o determinam. 2. Para o Espiritismo, o acaso inexiste, em aplicação do axioma de que não há efeito sem causa.



Adorar [do latim adorare] - 1. Render culto a (divindade). 2. Reverenciar, venerar, idolatrar, amar extremosamente. 3. É a elevação do pensamento a Deus, pois que, pela adoração, a alma se aproxima Dele.



Aeróbus [do grego aéreos] - Carro aéreo espiritual para transporte de Espíritos que não podem se locomover.

Conforme André Luiz, seria na Terra um grande funicular, isto é, veículo com tração por cabos acionados por motor estacionário e que freqüentemente se utiliza para vencer grandes diferenças de nível - um tipo de teleférico.



Afetividade [do latim affectivu] - 1. Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou de prazer, satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, alegria ou tristeza. 2. Qualidade de quem é afetivo.



Afeto [do latim affectu] - O elemento básico da afetividade.



Afinidade [do latim affinitate] - 1. Relação de afim. 2. Semelhança, analogia. 3. Lei de Afinidade, conforme ensinamento dos Espíritos: os semelhantes se atraem, os diferentes se repulsam e os positivos predominam sobre os negativos.



Agênere [do grego: a= privativo + géiné, geinomai= engendrar; que não foi engendrado] - 1. Variedade de aparição tangível. 2. Estado de certos Espíritos que podem revestir, temporariamente, as formas de uma pessoa encarnada, ao ponto de produzirem completa ilusão.



Agente [do lat. agente] - Aquele que age, opera, agencia, promove, causa, pratica uma ação.



Agnosticismo [do grego: ágnostos= ignorado + -ismo] - 1. Designa toda a doutrina que rejeita a metafísica, quando ligada ao estudo de objetos radicalmente incognoscíveis. O positivismo e certas formas de evolucionismo são consideradas doutrinas agnósticas. 2. Teoria que ensina a impossibilidade radical de os nossos conceitos poderem exprimir positivamente algo sobre Deus.



Água fluidificada - É a água magnetizada, impregnada de fluidos benfazejos, fortificantes ou terapêuticos.



Akásico [do sânscrito ákasa] - Diz respeito a céu, celeste.



Albergue [do latim medieval gótico haribaírgo] - 1. Hospedaria. 2. Abrigo, refúgio, asilo, local em que se recolhe pessoas por caridade.



Alegria [do latim alacre] - Estado característico da sensibilidade quando passa do prazer ao reconhecimento desse mesmo prazer e à satisfação global daí resultante. Não possui a plenitude ou a permanência da felicidade.



Allan Kardec - codificador da doutrina espírita.Pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail . Nascido à 3 de outubro de 1804.Em Lyon, França. Filho de Jean Baptiste Antoine Rivail, magistrado, juíz e Jeanne Louise Duhamel. Casado com Amélie Gabrielle Boudet.A princípio Allan Kardec foi cético a respeito das questões espíritas.Foi interessado com o fenômeno das "mesas girantes" que resolveu se aprofundar no estudo das questões envolvidas com a espiritualidade.Demorou um ano de árduos estudos para que realmente se concientisasse dessa realidade.E a partir daí, através de seus livros, ele organizou os tópicos da doutrina dos espíritos e lançou luz à várias perguntas da humanidade.Sempre orientado pelos espíritos superiores, entre eles o "Espírito da Verdade". Sua missão se perpetuou após sua morte e seus ensinamentos guiam hoje milhões de pessoas em todo o mundo.

(Leitura básica: "Introdução ao estudo da doutrina espírita" de Allan Kardec, "Obras Póstumas" de Allan Kardec, "Vida e obra de Allan Kardec" de André Moreil , "A missão de Allan Kardec" de Carlos Imbassahy , "Allan Kardec, La naissance du Spiritisme" Jean Vartier, caps.I, II, III e VII e "Allan Kardec" Volumes I, II e III de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen)



Alma [latim: anima, do grego: anemos= sopro, emanação, ar] - É o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário, isto é, o Espírito em estado de encarnação, e que somente pertence à espécie humana. Unido ao corpo material pela encarnação, o Espírito constitui o homem; de forma que no homem há três coisas: a alma propriamente dita, ou princípio inteligente; o perispírito, ou envoltório fluídico da alma; o corpo, ou envoltório material.

A alma dos vegetais é dita simplesmente vital. A dos animais é dita instintiva, por ser dotada de inteligência instintiva. A alma do Homem é dita espírita ou moral, por ser dotada de livre arbítrio. Percebe-se que a alma dos animais é ao mesmo tempo vital e instintiva, enquanto a do Homem é algo mais, visto que, neste último, sua propriedade espécie-específica é distinta pelo alto grau de desenvolvimento de que é tomada a inteligência pelo livre arbítrio. Embora o corpo físico do Homem obedeça a padrões clasificatórios que lhe chamariam de pertencente ao Reino Animal, do ponto de vista moral, o Homem é senhor de um próprio reino, o Hominal. (Bezerra de Menezes, "A Loucura sob Novo Prima") .



Altruísmo [do francês altruisme] - 1. Palavra forjada por Augusto Comte para designar o amor ao próximo, no sentido mais geral, isto é, a inclinação natural que nos impele a preferir o interesse geral ao nosso próprio interesse. 2. É a atitude moral que consiste em sacrificar o seu interesse em favor do outro e em especial à comunidade.



Alucinação [do latim alucinatione] - 1. Ato ou efeito de alucinar; devaneio, delírio, ilusão. 2. Experiência sensorial sem base na realidade.



Amnésia [do grego amnesía] - Perda total ou parcial da memória.



Amor [do latim amore] - 1. Sentimento que impele a pessoa para o que se lhe afigure bom, belo, digno ou grandioso. 2. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa. 3. Afeição, grande amizade. 4. Caridade, benevolência.



Amuleto [do latim amuletu] - Objeto normalmente pequeno que se carrega ou guarda, por acreditar tenha o poder mágico de afastar desgraças ou malefícios.



Análise [do grego análysis] - 1. Decomposição de um todo em partes constituintes. 2. Exame de cada parte de um todo, tendo em vista conhecer sua natureza, suas proporções, suas funções, suas relações, etc.. 3. Estudo pormenorizado; exame, crítica.



Anfiteatro [do gr. anphi= metade + theatron= teatro] - 1. Meio teatro, teatro de dois lados. 2. Antigo edifício oval ou circular, com arquibancadas, com uma arena no centro, para espetáculos públicos, jogos e representações, combates de gladiadores ou de feras. 3. Sala normalmente circular ou semicircular, com palco, estrado ou arquibancadas, para representações teatrais, aulas, conferências, palestras, etc..



Angústia [do latim angustia] - 1. Aflição, sofrimento; estado de grande inquietação. 2. Carência, falta, redução, restrição.



Animismo [do latim anima= alma + -ismo] - 1. Teoria segundo a qual a alma é simultaneamente princípio de vida orgânica e psíquica. 2. Para o Espiritismo, é relativo aos fenômeno intelectuais e físicos que deixam supor uma atividade extracorpórea ou a distância do organismo humano, e mais especialmente todos os fenômenos que podem ser explicados por uma ação que o homem vivo exerce além dos limites do corpo, ou seja, o conjunto dos fenômenos psíquicos produzidos com a cooperação consciente ou inconsciente dos médiuns em ação. Se ele tem por causalidade o Espírito desencarnado, o fenômeno denomina-se espiritual ou mediúnico; mas, se o Espírito é o próprio encarnado, chama-se anímico.



Anjo [do latim: angelus; do grego: aggelos= mensageiro] - Segundo a Doutrina Espírita, os anjos não são seres aparte e de uma natureza especial. São os Espíritos da primeira ordem, isto é, os que chegaram ao estado de puros Espíritos depois de terem sofrido todas as provas.

Segundo a idéia vulgar, os anjos são seres intermediários entre o homem e a divindade, por sua natureza e poder, e que podem manifestar-se, quer por avisos ocultos, quer de um modo visível. Eles não foram criados perfeitos, pois a perfeição supõe a infalibilidade e alguns dentre eles se revoltaram contra Deus. Diz-se: os bons e maus anjos, o anjo das trevas. Entretanto a idéia mais geral, ligada a esta palavra, é o da bondade e da suprema virtude.



Anjo guardião - É o Espírito protetor de uma ordem elevada, encarregado de assistir e proteger indivíduos ou coletividades, sendo tudo relativo ao grau de adiantamento das massas como dos indivíduos. Ver: Protetor, Guia.



Ansiedade [do latim anxietate] - Emoção caracterizada por sentimentos de antecipação de perigo, tensão e aflição, por excitação do sistema nervoso simpático.



Antítese [do gr. antíthesis, pelo lat. antithese] - 1. Figura de linguagem pela qual se salienta a oposição entre duas palavras ou idéias. 2. Qualquer oposição flagrante. 3. O ser ou coisa que representa essa oposição; oposto.



Antropomorfismo [do grego anthropómorphos ] - Tendência para conceber as forças naturais ou os seres sobrenaturais, não só como dotados de sentimentos humanos, mas totalmente à semelhança do modelo humano.



Aparição [do latim apparitione] - 1. Aparecimento, presença rápida e breve de pessoa ou coisa. 2. Espectro, fantasma. 3. Visão de um ser fantástico ou sobrenatural. 4. Astr Momento em que um astro começa a se fazer visível ao observador. 5. Origem, princípio.

Fenômeno pelo qual os seres do mundo incorpóreo se manifestam à vista. Aparição vaporosa ou etérea: a que é impalpável e inatingível, e não oferece nenhuma resistência ao toque. Aparição tangível: a que é palpável e apresenta a consistência de um corpo sólido. A aparição difere da visão por ocorrer no estado de vigília, através aos órgãos visuais e enquanto o homem tem a plena consciência de suas relações com o mundo exterior. A visão dá-se no estado de sono ou de êxtase. Ocorre igualmente no estado de vigília, por efeito da segunda-vista. A aparição é registrada pelos olhos dc. corpo; produz-se no próprio lugar em que nos encontramos; a visão tem por objeto coisas ausentes ou distantes, percebidas pela alma em seu estado de emancipação, e quando as faculdades sensitivas estão mais ou menos suspensas.



Apócrifo [do grego apókryphos, do latim apocryphu] - 1. Diz-se de obra ou fato sem autenticidade, ou cuja autenticidade não se provou. 2. Diz-se, entre os católicos, dos escritos de assunto sagrado não incluídos pela Igreja entre as escrituras autênticas e divinamente inspiradas.



Apólogo [do grego apólogos, do latim apologu] - Historieta mais ou menos longa, que ilustra uma lição de sabedoria e cuja moralidade é expressa como conclusão.



Apóstolo [ do grego: apóstolos= enviado; do latim: apostolu ] - 1. Cada um dos doze discípulos de Jesus. 2. Aquele que evangeliza; propagador de qualquer idéia ou doutrina.



Aprendizagem [do latim apprehendere, por síncope] - Mudança de comportamento relativamente duradoura, ocasionada por experiência.



Argumento [do latim argumentu] - Todo raciocínio esboçado ou desenvolvido, que tende a provar ou a refutar uma outra proposição.



Aristocracia [do grego aristokratía] - 1. Espécie de organização político-social monopolizada por uma classe privilegiada, via de regra por herança. 2. Grupo de indivíduos que se distinguem pelo saber e real merecimento; casta, nata. 3. Grupo de pessoas com poder moral, em vista das condições superiores de caráter.



Arte [do latim arte] - 1. Capacidade que tem o homem de pôr em prática uma idéia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria. 2. Prática que supõe a criação de sensações ou de estado de espírito, em geral de caráter estético, transferindo impressões e emoções.



Ascese [do grego áskesis] - Exercício prático que leva à efetiva realização da virtude, à plenitude da vida moral.



Asceta [do grego asketes] - Pessoa que se consagra à ascese.



Ascético [do grego asketikós] - 1. Relativo a ascetas ou ao ascetismo. 2. Devoto, místico; contemplativo.



Ascetismo - [do grego áskesis + -ismo] - Doutrina que considera a ascese como o essencial da vida moral.



Atavismo [do latim atavu= quarto avô + -ismo] - 1. Reaparecimento, em um descendente, de um caráter não existente em seus ascendentes imediatos, mas sim em remotos. 2. Hereditariedade.



Ateísmo [do grego: atheos + -ismo] - O Ateísmo é a negação absoluta da divindade. Todo aquele que crê na existência de um ser supremo, quaisquer que sejam os atributos que lhe suponha e o culto que lhe renda, não é ateu. O Ateísmo absoluto tem poucos prosélitos, porque o sentimento da divindade existe no coração do homem independentemente de qualquer ensino. O Ateísmo e o Espiritismo são incompatíveis.



Ateísta [do grego: atheos + -ista] - Aquele que não crê em Deus, o mesmo que Ateu.



Atenção [do latim attentione] - 1. Aplicação cuidadosa da mente a alguma coisa; concentração, reflexão. 2. Ato ou palavra(s) que demonstra(m) consideração, amabilidade, cortesia, urbanidade ou devoção a ou para com alguém. 3. Serve para advertir, recomendar cuidado, impor silêncio, etc..



Ateu [do grego: atheos, composto de a= privativo, e de theos= Deus: sem Deus, que não crê em Deus] - Aquele que pratica o ateísmo e não crê em Deus.Ver: Ateísta.



Atitude [do latim attitudine, do francês attitude] - Termo que designa a maneira de ser e de se comportar de um indivíduo, perante um dado fenômeno ou uma dada circunstância.



Áulico [do grego aulikós, pelo latim aulicu] - 1. Relativo ou pertencente à aula. 2. Próprio de cortesão, palaciano.



Aura [do latim aura] - Emanação fluídica do corpo humano e dos demais corpos. A aura é uma radiação que cobre todo o corpo físico, através dele são evidenciadas as emanações da parte física, mental e emocional.É o espelho que mostra toda nossa situação espiritual.Quando uma pessoa está tomada de raiva, seu aura mostra emanações curtas e avermelhadas.Quando nos tomamos pelo ciúme ele adquire uma coloração roxa.Quando nossos sentimentos são puros, desprovidos de qualquer paixão carnal, ele toma uma coloração azul e se torna amplo com grande faixa de irradiação.Ele é dividido em três zonas distintas.:1)Aura Magnético ( emanações do magnetismo das células do corpo físico); 2)Radiação das Emoções do Períspirito ou Corpo Emocional; 3)Radiações do Corpo Mental. Hoje, com o desenvolvimento das máquinas Kirlian de fotografia do aura, foi conseguida uma prova material aos ainda céticos.



Auréola [do latim aureola] - 1. Círculo brilhante e dourado que rodeia a cabeça de Cristo e dos santos nas imagens sacras. 2. Qualquer círculo luminoso que rodeia um objeto. 3. Brilho ou esplendor moral, prestígio, glória, halo, nimbo.



Autismo [do latim actu + ismo] - Fenômeno patológico caracterizado pelo desligamento da realidade exterior e criação mental de um mundo autônomo.


O PODER DA LUA

"A Lua é o Sol da noite"


A Lua sempre esteve ligada aos nossos sentimentos, a essa parte onírica que nos invade, sem que, sobre ela, tenhamos qualquer controle. As fases da Lua afetam toda vida existente no planeta, desde as marés dos oceanos até o crescimento das plantas.

A Lua Nova indica começo de um novo ciclo, o nascimento da Deusa, representado por Morgana a rainha das bruxas, é o tempo de fervilhar de novas idéias; tudo fica com o contorno de perpétuo começo, e podemos sentir que as idéias surgidas nesse período crescem à medida que a Lua vai crescendo no céu. É o mágico começo da jornada rumo ao nosso centro e uma intensa vontade de criar novos projetos. É sempre bom, nesse período, anotar num caderno o turbilhão de sentimentos que nos chegam com intensidade.

A Lua Crescente representa a face virgem da Deusa, representa Rhiannon, a Donzela. Ótima fase para levar a frente os projetos feitos na lua nova, é uma fase de crescimento, de correr atrás do que acredita e quer. É uma fase excelente para o crescimento em todos os sentidos.

A Lua Cheia representa a face Mãe da Deusa, representa Brigit, A Grande Mãe, é uma fase de energia muito forte, excelente para trabalhar intuição, para realização de feitiços, rituais de qualquer espécie. O poder da Deusa está totalizado nessa fase, é aquela que aceita ou rejeita os projetos iniciados na Lua Nova.

Seu papel é da escolha, pois nela se concentram todas as energias que possibilitam avaliar nossos desejos. Nesse período, sempre sonhamos com símbolos da fertilidade, é produtivo anotar os sonhos e meditar profundamente sobre eles. É um ótimo período para procurar aquele emprego tão desejado, para tentar vender seu trabalho, enfim é o tempo de selar nossas realizações.

A Lua Minguante representa a face Anciã da Deusa, representa Cerridwen, indica o ciclo completado, representa a sabedoria, é o tempo da desintegração de algumas idéias antigas; o movimento aqui é de introspecção e recolhimento. É também o período pré-menstrual em várias mulheres.

Nesse período estamos mais pacientes e nossos atos não são mais tão impulsivos. Não é uma fase para se fazer feitiços relacionados a começos, ou eles minguarão junto com a lua, é um período para se preparar para começar tudo de novo, porém com mais sabedoria.. É tempo de reflexão...