Objetos Básicos de uma Feiticeira
O Bastão e Varinha Mágica
Punhal Iniciático
Caldeirão
Vassoura
Taça
Complementos
Bastão ou Varinha Mágica
Como uma extensão de nossos dedos aponta-se ao objetivo desejado para que se cumpra a magia que estamos realizando. Deve ser usado como símbolo da Magia e uso do livre arbítrio.
O bastão obi, ou caduceu ou ainda o cajado de Hermes, é o emblema de poder e de controle de poder. É uma "varinha de condão" no sentido literal da palavra e, especificamente, representa a capacidade do seu dono de controlar a força vital do Universo.
Para conseguir seu bastão mágico existem algumas possibilidades:
Uma possibilidade é que o encontre pora acaso, ou melhor, que sua varinha mágica apareça como que por milagre em seu caminho. Quando a encontre saberá imediatamente que ela é sua por direito e merecimento.
Comprar uma pronta em casas especializadas em artigos místicos.
Herdar seu bastão ou ser presenteada por seu mestre ou pelo destino.
Buscar na floresta ou mata e encontrar uma exatamente como deseja.
Fazer sua varinha, como deve ser feita, assumindo o cuidado e agindo em sintonia com a árvore e o universo.
O método para preparar uma destas varinhas, apesar de ser um pouco difícil para os habitantes dos grandes centros urbanos, é bastante simples para quem tem uma mata natural perto de casa ou até mesmo a árvore adequada no jardim. As árvores mais indicadas são o carvalho, a maceira, pitangueira, angico, ou alguma árvore de fortes galhos. Claro que antes de cortar um pedaço e dar as costas será necessário estabelecer um vínculo com a árvore contando-lhe de seu objetivo de conseguir um de seus galhos para fins mágicos.
O bastão feito junto com a árvore.
Escolha uma pequena árvore, observando sempre a presença de hera ou cipó na base. Converse e sintonize com a planta informando-lhe de seu desejo de obter permissão para criar seu bastão mágico. Assim que dado sua permissão para ser convertida em bastão, a árvore deve ser regada com um xícara de farinha de carne, 1/4 de xícara de farinha de osso e uma xícara de um bom fertilizante de nitrogênio em cerca de 12 litros de água. Isto deve ser feito após o equinócio de outono.
No ano seguinte em 2 de fevereiro volte a visitar a árvore e escolha o galho que deseja, que deve ser um galho principal a pouca altura, com cerca de 1,5 centímetros de diâmetro. Caso não existam trepadeiras na base pode transplantar algumas tendo o cuidado de criar uma proteção ao redor dessa base com pedrinhas, para que o mato não possa crescer perto da árvore e das trepadeiras.
Depois do equinócio de primavera prenda as mudas de hera fazendo que sigam para o galho escolhido o mais diretamente possível. Neste momento elimine os galhos ou brotos laterais de sua futura varinha, deixando a ponta crescer. Quando a trepadeira tenha chegado ao galho escolhido, será necessário observar e guiar o crescimento em espirar da trepadeira ao redor do galho escolhido, fazendo com que esteja sempre apertada. Com o passar do tempo, o que poderá tardar até 3 anos, as duas plantas estarão completamente envolvidas uma com a outra, tendo atingido cerca de 3 centímetros de diâmetro na ponta do galho e a trepadeira com cerca de meio a um centímetro.
Peça novamente permissão da árvore e avise à trepadeira que sua missão terminou. O corte deve ser feito entre o equinócio de outono e o solstício de inverno. Corte primeiro a ponta da trepadeira e depois a sua base, inclusive arranque-a desde a raiz e desprenda outros galhos que eventualmente tenham subido pela árvore. Corte o galho pela base, separando-o do tronco da árvore. Faça um curativo com cera de abelha ou piche, deixando a árvore em condições perfeitas de vida. Retire os galhos secos e a parte da trepadeira que envolve o cajado, deixando tudo no chão para que alimente a árvore. As marcas deixadas no galho devem ter cerca de meio centímetro de profundidade. Em forma de agradecimento alguns povos costumam deixar grãos de trigo, mel ou leite para os elementais da floresta.
Deixe o galho cortado secar até o equinócio de primavera antes de ser consagrado. Pode enfeitar e colar materiais no bastão, mas use apenas produtos naturais para aderir as peças, já que as colas plásticas alteram a vibração do bastão. Pode retirar a casca e lixar o galho. Também pode conservar o cipó que envolveu o galho ou voltar a colocar ao redor do bastão prendendo-o com cola natural.
Características da varinha mágica e bastão.
Se optar por uma varinha pequena ela deve ter o tamanho de seu antebraço até a ponta do dedo indicador. Quanto ao bastão, que cumpre a mesma função, deverá ser de 90 centímetros a 1,20 metro ou até a altura de seu ombro. A varinha é um utensílio de encantamento; o bastão um símbolo tanto de conhecimento mágico como para invocar as divindades ou poderes arquétipos. Ambos são do elemento Ar.
Se os comprar, ou se os mandar fazer, sature-os com suas próprias vibrações, antes de os usar. Isso se faz manejando-os com frequência e enviando deliberadamente pensamentos positivos para o objeto. A varinha mágica tem o mesmo simbolismo do Athame, embora segundo algumas
tradições esteja mais ligada ao elemento fogo. Tradicionalmente ela deve
ser feita de uma árvore sagrada como a Aveleira, o Carvalho ou a
Macieira, embora qualquer árvore sirva, desde que você tenha
por ela alguma predileção ou ligação emocional.
Punhal Iniciático
Como uma extensão de nossos dedos aponta-se ao objetivo desejado para que se cumpra a magia que estamos realizando. Deve ser usado como símbolo da Magia e uso do livre arbítrio.
use um punhal ou faca que nunca tenham tocado sangue, que esteja puro e virgem.
o punhal não precisa ter fio cortante.
jamais use-o para outro fim que não seja mágico.
se o seu punhal não tem uma bainha de couro confeccione uma de tecido, couro, ou use um pano que servirá apenas para este fim.
Ritual de Programação do Punhal Iniciático
Antes do punhal iniciático ser usado deve ser feito um ritual de poder e visão.
prepare a mesa, acenda uma vela, um incenso, e use uma taça com água e sal grosso e um pote de cerâmica com terra fresca dentro.
o punhal deve ser passado pela chama da vela, depois pela fumaça do incenso, a seguir mergulhar a ponta na taça com água e sal grosso, no pote com terra e daí apontar para o céu e para a terra dizendo: Que este punhal contenha o poder dos elementos, fogo, ar, água e terra assim na terra como no céu e entre os mundos e todos os mundos. Que ele seja meu dedo, meu braço e minha vontade.
passe saliva, líquido vaginal, suor ou sangue menstrual na lâmina, dizendo: agora somos um só elemento e força.
Segure-o com as duas mãos e sinta sua força e a de seu punhal fundindo-se numa única energia que inunda todo seu corpo e o lugar onde você está.
leve-o até seu terceiro olho (entre as sombrancelhas) dizendo: que eu veja através da minha terceira visão. Assim será para sempre.
Coloque o punhal dentro da bainha ou enrole num pano para guardar o poder com que foi consagrado.
Mantenha o punhal em lugar fechado, que pode ser uma gaveta, uma caixa de madeira, uma cesta de vime, ou em lugar que sua intuição determine.
este punhal é de uso pessoal, portanto não permita que outras pessoas o toquem.
O Caldeirão
O Caldeirão é o instrumento mais importante e significativo para as Bruxas que conservam as tradições mais antigas. Ele representa o Útero da Grande Mãe, ou seja, a origem do Universo e de toda a Vida. É no Caldeirão que as Bruxas realizam a verdadeira alquimia com as ervas, geralmente plantadas por elas mesmas. As ervas colhidas, conforme indica o ritual de colheita de plantas mágicas, são usadas em feitiços de proteção, curas, ou as poções que são guardadas para uso futuro em seu rituais ou encantamentos. O caldeirão deverá ser virgem, preferencialemtne de ferro, com três pés, representando os três aspectos da Deusa ou o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Na falta de um caldeirão, uma panela de barro ou terracota que resista a ação direta do fogo poderá ser usada. Quando você visitar algum parente ou amigo do interior, gente do campo, certamente vai encontrar um belo caldeirão numa destas casas que vendem artigos de agropecuária e artigos de cozinha, pois no campo são usados para fritar carne. Não aceite um velho caldeirão usado, já que deverá ser um objeto virgem. Atualmente é possível encontrar também em lojas de artigos esotéricos, sendo que nestes locais você vai pagar muito mais caro.
Vassoura
Toda Bruxa que se preza tem uma Vassoura! Ela representa a União das Energias Universais; a união entre céu e terra, sendo utilizada para limpar energéticamente o círculo sagrado antes de um ritual ou meditação. A sua vassoura pode ser decorada com símbolos sagrados; lua, pentagrama, estrelas, etc. Pode ser enfeitada com tecidos, fitas ou pintada com cores que lhe agradem, ou ser apenas um cabo de madeira com galhos de carqueja, que não se esfarela quando seca, palha de espiga de milho, ou destas de casa mesmo, amarrados com cordão. O importante é que nunca tenha tocado material impuro. A vassoura não é exatamente para varrer ou limpar a sujeira física, motivo pelo qual o lugar deve estar sempre limpo, sendo a vassourinha de bruxa usada sem tocar o chão, fazendo uma limpeza das energias negativas.
Ela também serve de ponte entre o espaço do círculo e o mundo exterior, isto é, ela pode ser colocada deitada num ponto para que em caso de alguém precisar sair, pode fazê-lo pulando a vassoura, sem quebrar o círculo, e procedendo da mesma forma ao voltar. Sugiro que acostume-se a ter todo seu material sempre organizado para não sair do círculo, pois a conexão espiritual que se cria pode facilmente perder-se quando outras formas de energia interrompem. Imagine-se tendo que ir ao banheiro, atender o telefone ou a porta.
Em algumas cerimônias de Casamento, os noivos pulam a vassoura como símbolo de sorte e felicidade, ou de passagem de um vida solitária para uma vida a dois.
A Taça ou Cálice
O Cálice pode ser de cristal ou prata, é usado para consagrar e beber o vinho dos rituais ou para colocar a água pura, que nunca deve faltar no altar de uma bruxa.
Complementos Variados
Sino: Usado para banir espíritos negativos e perigos que se avizinham. Também se usa para invocar a energia da Deusa ou de força espiritual. Serve para chamar pela Senhora da Visão, para ler cartas ou outros métodos de adivinhação.
Pentáculo ou Pentagrama: Simbolizando os cinco elementos; fogo, terra, água, ar e o espírito, no sentido de integração do ser com o Universo. O pentagrama também é encarado como um objeto de proteção da porta da casa ou como jóia pessoal.
Incensário: É inegável a influência que exercem os aromas sobre as pessoas, portanto considero indispensável o uso do incenso para purificar e ativar determinadas energias necessárias a um ritual.
Cristais: A presença de cristais favorece a limpeza energética, aborvendo ou afastando energias, conforme a situação.
Velas: Na impossibilidade de fazer uma fogueira as velas são perfeitas, principalmente quando sabe-se que cores e aromas usar dentro das horas de influências planetárias. As velas são a luz e a força primordial do fogo.
O Jornal eletrônico do Centro Espiritualista de Umbanda - REINO DE JUNA BOMY - por Elenita Forquim - MÃE LÊ
OLÁ AMIGOS ESTAMOS DE VOLTA
É BOM ESTAR DE VOLTA COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS, ... Quando foi criado o JunaNews, no 1o. exemplar em edição impressa, disse que com emoção fazia minha estréia. Falei da paciência, persistência e fé que sempre tive por 12 ou mais anos até aguardar nascer o filho dessa casa que montei com amor, porque esse é um filho que fala a voz de todos os outros filhos de fé; dos, que no chão deste "terreiro" batem suas cabeças e de tantos que possam vir nele pisar; "filho" que transmitirá as mensagens dos inúmeros espiritos de luz e de quantos aqui quiserem chegar, basta querer e terá o seu espaço. Ensinamentos e doutrinas para áqueles que são sedentos de aprendizado, não vão faltar. O conhecimento é direito de todos e isso ajuda a Umbanda crescer. Hoje o Juna News virou blog na internet, e poderá falar para e em nome de tanta gente de tantos outros lugares no mundo que sei lá, o futuro a DEUS - ZAMBI pertence. Então mais uma vez venho deixar o meu muito obrigado àqueles que se interessaram em ajudar agora a saírmos do papel, porque tudo evolui não é assim mesmo... Estou satisfeita em confirmar que sonhos não envelhecem. (ligue o som e aproveite nosso blog e compartilhe experiências. MÃE LÊ. - junho-10.
(aperte o play) Clube da Esquina - Milton Nascimento
">
1 de jan. de 2010
ANO DE XANGÔ - 2013 - PREVISÕES POR MESTRE MARNE
Previsões
Para o Ano de 2013
ANO DE XANGÔ!
ANO DE XANGÔ!
O próximo ano será
regido por XANGÔ apenas 5 anos depois ele volta a reger os destinos da
humanidade o XANGÔ AGODÔ, o da JUSTIÇA VERDADEIRA. Quem em 2.008 não
teve um ano bom, mas não perdeu a fé, nesta volta do Agodô será muito
bem recompensado. Implacável, justo e sábio. Os filhos de Xangô
são de um caráter violento e imperioso. Viril e atrevido. Justiceiro
por excelência. Castiga os mentirosos, ladrões e malfeitores. Todos que
se sentirem injustiçados devem recorrer a Xangô, pois na dureza da
pedra, simboliza a inflexibilidade da Lei e da Justiça. É uma força
enorme que de uma forma sensata e justa, dá a quem é devido o que lhe é de direito. Sabem
o que querem e é muito difícil de serem enganados. Tem suas opiniões
próprias, irredutível nos seus argumentos e acha sempre que está com a
razão. Precipitado nas suas ações e faz de tudo para por em descrédito
seus inimigos. Não tem por método em confiar nos outros. No lar ou em
seu ambiente de trabalho, consegue respeito, porém consegue também
muita indignação, por ser considerado chato, pois quer tudo
sempre em seu devido lugar, não admitindo alguém mexer em qualquer
coisa e objeto que tenha ali colocado. Tem facilidade muito grande no
que diz respeito ao sexo feminino. Em virtude de ser galanteador.
Egocêntrico, metódico e extremamente correto. Gostam de impor suas
opiniões sem discuti-la. Não perdoam a ignorância de ninguém. Sendo
egocêntrico, crê em si mesmo e pensa que tudo que faz ou sente é
absolutamente certo, deixando-se levar pela ilusão e sonhos. Não
toleram a menor contradição e não raramente toma-se de cólera, que se
torna até incontrolável. Seguidas vezes torna-se intratável e inflexível
e jamais admitirá que esteja errado. Não existe meio termo para Filho
de Xangô, ou você admira-o ou não suporta sua presença. CARACTERÍSTICAS
DO XANGÔ: Dia da Semana: Terça-Feira; Cor: Marrom, marrom e branco; Sincretismo: São Jerônimo; Símbolo: Balança e Machado de duas Lâminas (Oxó, Oxé e Osé). Este é o AXÉ DO ANO
Vocês provavelmente irão ouvir na mídia ser um outro Orixá o Regente
de 2013, em virtude de que no Centro do País, alguns ainda usam a Tábua
Cronológica dos Orixás das Nações de Nagô e/ou Angola, que já está
ultrapassada, pois trocam o dia da semana de terça-feira de Xangô, por
Ogum e as quintas-feiras de Ogum por Xangô, sendo que a de Cambinda (a
que usamos), é mais perfeita, mais lógica, dando mais fundamento aos
acontecimentos do ano que começa numa terça-feira.
ACONTECIMENTOS MARCANTES DO ANO:
O ano será essencialmente da Justiça Perfeita. Desde 15 de outubro ,
Xangô Agodô já vem “entrando” e dando mostras de que como será o ano de
2013 (vejam o julgamento do mensalão) roubos, mentiras, corrupções,
estelionatos, enfim toda e qualquer maldade no sentido de lesar alguém
será castigada. A impunidade será policiada com grande intensidade pela
Justiça Implacável de Xangô. Haverá muita cobrança contra políticos
corruptos, que finalmente muitos irão pagar caro (PRISÃO) os seus
erros. Ano da persistência e da disciplina. O ser humano terá que agir
com organização, paciência e determinação, além de ponderar para fazer
escolhas certas e tomar decisões sensatas. Haverá um movimento
gigantesco no sentido da moralidade. Muito cuidado com a precipitação,
agressividade e violência descabida, pois isso poderá causar obstáculos
enormes para as suas conquistas. Não haverá espaço para traições,
mentiras, desamor. Por isso haverá escândalos amorosos nos falsos
casais (que se suportam, mas não se amam) de pessoas importantes e
conhecidas do mundo todo. Muitas dificuldades o governo encontrará no
trato relacionado com a saúde, hospitais e medicamentos. As emoções e
sensualidade estarão fortalecidas neste ano. CUIDADO! Incêndios
desproporcionais deverão ocorrer, pois mesmo não sendo o Kamwkay (Xangô
do Fogo), assim mesmo é XANGÔ! Em 2013, continuará a polêmica gigantesca, que envolverá Sociedade, Igreja (Religião) e Judiciário: A LIBERAÇÃO DAS DROGAS (Menos as sintéticas),
ATIVIDADES QUE ESTARÃO ALTAMENTE PROTEGIDAS E COM MAIOR SUCESSO:
Magistratura, Promotoria, Advocacia, Matemática, Política e
Fiscalização. Construção Civil e Estradas. Móveis e utensílios.
Prudência em investir em alguma coisa que não traga benefícios em curto
prazo. Exercite a paciência e o respeito pelos entes queridos. DOENÇAS
DO ANO: São as relacionadas com o coração. Ansiedade, hipertensão e
impotência. Respeitar os limites para descansar, pois estaremos
vulneráveis a derrame cerebral e infartos do miocárdio.
Assinar:
Postagens (Atom)